Funcionário de carreira da Receita, Rachid comandou a Secretaria da Receita Federal (SRF) entre 2003 e 2008 no governo Lula. Nesse mesmo período, acumulou o cargo de secretário da Receita Previdenciária do Ministério da Previdência Social e de presidente do Conselho Diretor do Centro Interamericano de Administrações Tributárias. À época, Henrique Meirelles era presidente do Banco Central. A gestão de Rachid coincidiu com a unificação das Receitas Previdenciária e Federal, a chamada Super Receita.
Leia também
O secretário exerceu o cargo de adido Tributário e Aduaneiro na Embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unidos, entre setembro de 2009 e setembro de 2013, antes de voltar ao comando da Receita, em janeiro de 2015, no início do segundo governo Dilma. “Rachid continua secretário da Receita Federal. É um profissional de grande competência e grande respeito”, disse Meirelles.
Analista de Finanças e Controle, Otávio Ladeira também é funcionário de carreira do Tesouro. “Todos os que não têm substituto permanecem nos seus cargos. Faremos a avaliação constante desses cargos e nada impede que outras mudanças sejam anunciadas nos próximos dias, semanas ou meses. Pode inclusive ser a manutenção dos atuais membros ou ocupantes dos cargos”, afirmou o ministro.
Ladeira é bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), com MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, em Brasília, mestrado em Economia pela UnB e curso de extensão The Theory and Operation of a Modern National Economy pela George Washington University, nos Estados Unidos.