Renata Camargo
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta quarta-feira (11) que o “apagão elétrico” que atingiu 12 estados brasileiros e parte do Paraguai na noite de ontem (10) mostra a “fragilidade” do sistema elétrico do país.
“Isso mostra certa fragilidade do sistema, principalmente em se tratando de uma hidrelétrica como Itaipu, que oferece uma das tecnologias mais avançadas do mundo”, declarou Sarney. Itaipu é a segunda maior hidrelétrica do planeta.
O presidente desconsiderou que o blecaute possa ter sido fruto de sabotagem. Na avaliação de Sarney, o Brasil não tem “nenhum ambiente que justifique algo dessa natureza”. “Acho que deve ter sido algum problema técnico. Isso é apenas um acidente mesmo. Raro, não é? Ultimamente nós não temos tido fato dessa natureza”, disse.
Sarney afirmou ainda que seja equivocada qualquer comparação do ocorrido ontem com a crise do setor energético em 2001. Mas o presidente do Senado considera importante retomar o debate sobre as fontes de energia no país.
“O que se discute atualmente é passarmos para uma nova etapa em matéria de tecnologia, de consumo de energia, do sistema elétrico como um todo, como já existe na Europa hoje. O enfoque não deve ser somente na produção de energia, mas também em relação ao consumo, às formas de consumo, a equipamentos mais modernos. Deve-se otimizar o sistema”, declarou.
Com informações da Agência Senado e Agência Brasil.