O Senado lança hoje (21), a partir das 14h30, a campanha Aprendendo com as diferenças, para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down, instituído pela associação Down Syndrome International (DSI), com sede em Cingapura. A solenidade terá a participação do atacante Romário, do Vasco da Gama, e de sua filha Ivy Faria, que tem a síndrome.
Após o lançamento da campanha, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promovem audiência pública conjunta para a discussão da importância da mídia na inclusão social de pessoas com deficiência. Definida como um acidente genético, a síndrome de Down é causada por um erro na divisão das células na formação fetal.
Participarão ainda das discussões as atrizes Joana Mocarzel (a Clarinha da novela Páginas da Vida), Thalita Carauta, Pérola Farias e Ana Lúcia Farias. E os atores Marcos Caruso (avô da Clarinha), Rafael Almeida, Guilherme Berenger e Marcos Frota, e o diretor da Rede Globo de Televisão, Fernando Sardinha. Também comparecerão ao evento a presidente da Sociedade Síndrome de Down, Helena Werneck, e o presidente da Sociedade Brasiliense de Pediatria, doutor Dennis Burns.
Leia também
À noite, um coquetel marca o lançamento da exposição Diversidade, da fotógrafa Renata Podolsky. A mostra consiste em 12 painéis de 1,6 x 2 metros, com modelos portadores de deficiência física ou mental.