O governador Rodrigo Rollemberg exonerou nesta sexta-feira (9) o diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Jayme Amorim. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal. Segundo a Casa Civil, “o governo de Brasília está renovando a gestão para os próximos dois anos”. O objetivo, segundo a pasta, é a “busca por um Detran mais moderno, prezando por um atendimento cada vez melhor para o cidadão”.
O governo ainda estuda um nome para substituir Amorim no Departamento de Trânsito. Para seu lugar, assume, interinamente, o diretor adjunto, José Antônio de Araújo. Amorim é funcionário de carreira do Detran e retorna ao cargo de origem na Diretoria de Engenharia no núcleo de fiscalização, como analista administrativo.
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O ex-diretor geral assumiu o cargo logo nos primeiros dias do governo Rodrigo Rollemberg. O nome dele é ligado à deputada distrital Celina Leão (PPS). Inicialmente aliada do governo, mas atualmente na oposição, a deputada deu as cartas no Detran no início da gestão do PSB na capital. Além de Amorim, outros servidores foram substituídos no governo no mesmo decreto.
No início do governo, o nome de Amorim foi a saída encontrada pelo governo para substituir o economista Antônio Fúcio – indicado para o cargo ainda durante o governo de transição. Fúcio desistiu de assumir o órgão um dia depois de ser indicado, alegando motivos de “foro pessoal”, após denúncias de que ele recebeu 50 multas de trânsito entre 2006 e 2007.
Amorim chegou a balançar no cargo algumas vezes durante os quase dois anos em que esteve à frente do Detran. No mais polêmicos dos casos, o Departamento adquiriu 14 motos BMW no valor de R$ 46,3 mil cada, mesmo após o governador ter suspendido a compra. À época, o órgão afirmou que a Procuradoria-Geral do DF considerou o processo de compra legal.
Veja a íntegra da nota da Casa Civil:
“A Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais informa que o governo de Brasília está renovando a gestão para os próximos dois anos. A busca é por um Detran mais moderno, prezando por um atendimento cada vez melhor para o cidadão.”