O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, recebeu na noite de hoje (19) a medalha Tiradentes, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Chávez discursou por duas horas e dez minutos na tribuna da Casa e criticou as oligarquias e a grande imprensa. O lídervenezuelano defendeu a união da América Latina contra o que ele chamou de imperialismo norte americano.
Chávez aproveitou para negar qualquer desavença com o presidente Lula. “Dizem que estamos brigando. Não. Lula e eu somos amigos e jamais vamos brigar, somos irmãos”. De acordo com Chávez, o Brasil é o país que tem a maior fatia de responsabilidade na luta da América Latina contra o "imperialismo norte americano".
“O Brasil, por seu peso populacional, geográfico, político e econômico, está destinado ou a frear o processo de mudança da América Latina ou a acelerar o rumo à libertação de nosso povo”,afirmou o venezuelano.
Chávez chegou à Assembléia por volta das 18h30. O presidente venezuelano foi muito aplaudido, apesar de dizer que Tiradentes morreu como Cristo: crucificado.
Leia também