Na contramão dos mercados internacionais, a bolsa brasileira vem registrando queda nesta terça-feira (21). A justificativa do mercado é que os investidores estão de adaptando a subida da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) na pesquisa Datafolha divulgada na noite desta segunda (20).
Pouco depois das 11h desta terça o Ibovespa teve sua maior queda com perda de 3,31%, o que mostra que das cerca de 70 ações negociadas, 65 caíram e apenas 5 apresentaram alta. Mais uma vez as ações do chamado “Kit Eleição” foram as principais responsáveis pela queda.
Os papéis de estatais e bancos, mais sensíveis às especulações eleitorais, seguem liderando as baixas do índice. Banco do Brasil, Petrobras, Eletrobras e BM&F Bovespa recuaram na casa dos 5%. As ações da Petrobras dominam quase 30% do volume total da bolsa.
Embora Dilma e Aécio Neves apareçam tecnicamente empatados, Dilma inverteu a diferença e já figura dois pontos percentuais acima do tucano. A petista tem 52% dos votos válidos contra 48% de Aécio Neves.
Leia também
Assine a Revista Congresso em Foco