O deputado Silvio Torres (PSDB-SP) confirmou agora há pouco a entrega do requerimento para a criação da CPI do Corinthians. Ao todo, 209 deputados e 38 senadores assinaram o documento, entregue à Secretaria Geral da Câmara no início da noite de hoje (30). “Já tínhamos as assinaturas [necessárias para a instalação da CPI]. Estávamos só esperando que o anúncio da confirmação do Brasil como sede da Copa de 2014, porque estavam dizendo que a divulgação da CPI poderia atrapalhar a escolha do país-sede."
O tucano explicou ao Congresso em Foco que a comissão será mista, formada por deputados e senadores, e investigará se a parceria entre o clube paulista e a empresa MSI infringiu o sistema financeiro nacional.
“As investigações já estão em curso há um ano, realizadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. Só que vazaram alguns telefonemas para a imprensa.” O deputado lembra, entretanto, que já existem denúncias há dois anos sobre a polêmica parceria. “O tempo do Judiciário é diferente, é mais lento. A comissão pode ser mais rápida, e atuar em conjunto com a sociedade”
Leia também
A parceria entre a empresa MSI, que tinha como representante no Brasil o iraniano Kia Joorabchian, e o clube paulista começou em 2004,e previa contrato de dez anos, com investimentos de US$ 35 milhões. Ainda com a parceria em vigor, o Corinthians foi o campeão brasileiro de 2005, com um time formado por “estrelas” como o argentino Carlos Tevez. (Fábio Góis)