O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) chegou há pouco ao Senado, onde está reunido no gabinete da presidência da Casa com assessores e aliados. Dezenas de jornalistas, observados atentamente por seguranças, estão no Salão Azul, na entrada da presidência, ansiosamente à espera de um possível anúncio de afastamento do senador alagoano. Ele esteve reunido com correligionários durante toda a manhã de hoje (11), na residência oficial do Senado.
Técnicos de televisão entraram há pouco na sala da presidência, num indicativo de que Renan possa ter pedido para gravar um pronunciamento à Nação. Entretanto, como se trata de assunto pessoal, e não institucional, a transmissão não pode ser feita em rede nacional, via Radiobras. A transmissão será ao vivo, na TV Senado, e a gravação poderá ser retransmitida por outras emissoras de televisão.
A exemplo do presidente da República, ministros e outras autoridades, os dois presidentes das casas legislativas (Câmara e Senado) têm a prerrogativa de fazer pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, desde que os assuntos a serem reportados sejam de extrema relevância e interesse público, e digam respeito a questões inerentes ao Legislativo. (Fábio Góis, Lúcio Lambranho e Rodolfo Torres)
Deixe um comentário