O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), declarou, há pouco, ser a favor do fim da reeleição para cargos do Executivo. Em resposta às declarações do presidente Lula, que quer incluir o tema entre as pautas da reforma política, Renan disse que já tramita na Casa uma proposta extinguindo a possibilidade de presidentes da República, governadores e prefeitos, assim como seus respectivos vices, disputarem a reeleição. Segundo o senador, para votar a proposição, o Senado depende apenas de um acordo entre os líderes partidários.
"Sou a favor do fim da reeleição e, inclusive, já existe proposta com essa finalidade aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Essa proposta seria colocada em votação no último semestre legislativo do ano passado, mas não foi possível votá-la. No entanto, quem sabe se houver acordo de liderança, poderemos fazer isso agora", disse.
No último dia 13, em reunião com líderes governistas no Palácio do Planalto, Lula determinou que os debates sobre o fim da reeleição sejam coordenados pelo Legislativo e não pelo Executivo. O temor do presidente, que sempre criticou o instituto, é ser visto como o "pai da proposta" e comparado ao venezuelano Hugo Chávez. (Carol Ferrare)
Leia também
Leia mais:
Lula quer incluir fim da reeleição em reforma política e recebe críticas de FHC