O relatório final da CPI dos Correios, apresentado nesta tarde pelo relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), pede o indiciamento do lobista Nilton Monteiro. Ele é acusado de falsificar a “lista de Furnas”, que continha nomes de políticos, ligados a PFL e PSDB em sua maioria, que teriam recebido dinheiro de caixa dois de Furnas.
A Polícia Federal investigou o suposto documento e afirmou que ele apresentava indícios de fraude. A chamada “lista de Furnas” são cinco folhas de papel não autenticadas que relacionam 156 políticos de 12 partidos – a maioria da oposição – que teriam recebido dinheiro por meio da estatal federal de energia. O caixa dois em Furnas chegaria a R$ 40 milhões.
Veja o trecho do relatório da CPI:
“No que tange à chamada “lista de Furnas”, restou comprovado que se trata de uma falsificação. O Sr. NILTON MONTEIRO forjou ou se valeu da mencionada relação, com o claro intuito de caluniar políticos ligados à oposição ao Governo Federal. Aliás, esse personagem, Nilton Monteiro, é falsário contumaz, conforme se viu no item 7.7.4.2 deste Relatório. No cometimento do delito, contou com a participação de LUIZ FERNANDO CARCERONI, que incorre nas penas dos crimes cometidos pelo primeiro, por força do art. 29 do Código Penal.”
Leia também