O relator da CPI dos Cartões Corporativos, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), disse há pouco que não incluirá a denúncia de existência de um dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no texto final. “O foco foi o gasto com cartões corporativos. O dossiê está sendo investigado pela Polícia Federal”, disse. O relatório final deve ser divulgado na próxima semana.
O deputado pretende avaliar o material apresentado pelos quatro sub-relatores, mas não garantiu que irá incorporá-los ao texto. Por sua vez, o sub-relator de fiscalização, deputado Índio da Costa (DEM-RJ), disse que encaminhará "tudo o que for rejeitado" ao Ministério Público.
Para o petista, a oposição "deu com os burros n’água" ao tentar emplacar novos requerimentos para prosseguir com as investigações da comissão. A base aliada do governo rejeitou quase todos os requerimentos propostos na reunião desta terça-feira. Entre outros pedidos, os governistas vetaram a acareação entre André Fernandes e José Aparecido Nunes. Negaram também as convocações do secretário de Administração da Casa Civil, Norberto Queiroz, e do assistente de auditoria da Secretaria de Controle Interno da Casa Civil, Marcelo Veloso Nascimento.
Leia também
Segundo o relator, os requerimentos foram rejeitados por serem “irrelevantes”. “A esta altura da CPI, esses requerimentos faziam parte de uma disputa legítima da estratégia da oposição, mas que se referem a informações que eram, a meu ver, irrelevantes”, disse.
Frustração
A presidente da CPI, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), disse estar frustrada com o desempenho das investigações do dossiê, mas destacou que a comissão teve avanços quanto à contenção de gastos com cartões corporativos. “A CPI não teve todo o trabalho que gostaríamos nesse sentido. Mas, pelo menos, botamos um fim nessa gastança com cartões corporativos”, disse.
A senadora espera que, com o fim da CPI, a sociedade possa ter avanços em termos de legislação para coibir gastos irregulares com recursos públicos. O prazo de encerramento dos trabalhos da comissão é o dia 8 de junho. (Renata Camargo)