O deputado Marco Maia (PT-RS), relator da CPI do Apagão Aéreo, afirmou hoje (4) que a transcrição da caixa-preta do jato Legacy mudou o seu entendimento a respeito da culpa do desastre entre o jato e o Boeing da Gol, em setembro do ano passado, quando 154 pessoas morreram.
Segundo o parlamentar, o conteúdo dos diálogos entre dos dois pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jean Paul Paladino, demonstra desconhecimento deles em relação ao equipamento. "Foi a primeira vez que tive acesso à caixa-preta. Se pudesse apontar um responsável pelo acidente, seriam os pilotos", declarou o parlamentar à Agência Câmara.
De acordo com o relator, os pilotos demonstram em determinados trechos a intenção de desligar alguns equipamentos, além de solicitar informações ao técnico da Embraer, empresa que fabricou a aeronave, também presente no vôo.
Protesto
Cerca de 25 controladores de vôo fizeram hoje um protesto silencioso em defesa de Jomarcelo Fernandes dos Santos. Ele é um dos quatro controladores indiciados pelo Ministério Público por homicídio no caso do acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy. (leia mais)
Leia também
Neste momento, os controladores de vôo prestam depoimento à portas fechadas para os parlamentares da CPI do Apagão Aéreo. (Rodolfo Torres)