A lista completa dos parlamentares citados
Veja aqui os três mais votados em cada Casa e a relação integral dos 49 deputados e 20 senadores lembrados espontaneamente pelos jornalistas
OS TRÊS MAIS VOTADOS EM CADA CASA
Câmara dos Deputados
Fernando Gabeira (PV-RJ) – 9 votos – Nascido em Juiz de Fora (MG) mas carioca de coração, tem atualmente 65 anos. Jornalista, deixou uma bem-sucedida carreira nas redações, em 1969, para participar do seqüestro do embaixador norte-americano no Brasil, Charles Elbrick. Foi preso e exilado, ficando dez anos fora do Brasil. Viveu no Chile, Suécia e Itália até retornar, em 1979, com a anistia. De volta, continuou trabalhando como jornalista e escreveu vários livros. Disputou a Presidência da República em 1989, era um candidato alternativo. Em 1994, foi eleito deputado federal pelo PV, reelegendo-se em 1998 e 2002. Ano passado, num desabafo em plenário, surpreendeu ao dizer ao então presidente da Câmara, Severino Cavalcanti: "Sua presença na presidência da Câmara é um desastre para o Brasil". Acusado de corrupção, o antes todo-poderoso Severino renunciou ao cargo pouco depois.
Leia também
José Eduardo Cardozo (PT-SP) – 8 votos – Professor na PUC de São Paulo, 46 anos. Mestre em Direito, é advogado e procurador do município de São Paulo desde 1982. Sempre pelo PT, foi vereador e chegou à presidência da Câmara Municipal de São Paulo. Cardozo também é autor de livros de Direito. Elegeu-se deputado federal em 2002. Foi sub-relator de contratos na CPI dos Correios, encarregando-se da apuração de irregularidades nas relações contratuais entre a estatal e prestadoras de serviços. Destacou-se por atuar de maneira independente, sem se intimidar com as pressões do seu partido.
Aldo Rebelo (PCdoB-SP) – 7 votos – Jornalista, tem 50 anos. Alagoano, foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo pelo PC do B, partido no qual milita desde a década de 70. Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), preside atualmente a Câmara dos Deputados. Foi ministro das Relações Institucionais do governo Lula até julho de 2005. É autor dos livros No olho do Furacão: Luiza Erundina, a campanha e a vitória e Reeleição: escalada contra a democracia.
Senado Federal
Aloizio Mercadante (PT-SP) – 10 votos – Nasceu em Santos (SP) em 1954. Economista pela USP com mestrado pela Unicamp, é professor licenciado da PUC de São Paulo. Participou da fundação do PT em 1980 e hoje é um dos principais líderes do partido. Foi eleito deputado federal duas vezes, em 1990 e 1998. Em 1994, foi candidato a vice-presidente na chapa de Lula. Em 2002, elegeu-se senador com a maior votação individual já obtida por um político em eleições no estado: mais de 10 milhões de votos. Atualmente, é líder do governo no Senado. Comanda todas as negociações e votações de matérias do interesse do Palácio do Planalto. É pré-candidato ao governo de São Paulo.
Arthur Virgílio (PSDB-AM) – 8 votos – Natural de Manaus (AM), tem 61 anos. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, entrou para carreira diplomática, na qual chegou ao posto de conselheiro. Foi deputado federal pelo Amazonas e prefeito de Manaus. Entre novembro de 2001 e abril de 2002, foi ministro do governo Fernando Henrique, no qual comandou a Secretaria Geral da Presidência da República. Líder do PSDB no Senado, está na linha de frente da oposição ao governo Lula. É reconhecido como um dos melhores oradores do Congresso.
Jefferson Peres (PDT-AM) – 7 votos – Nasceu em Manaus (AM) em 1932. Advogado, Jefferson é filiado ao PDT desde 1999. Foi vereador por duas vezes (1988 e 1992). Em 1994, elegeu-se senador para exercer o mandato de 1995 a 2003. Foi reeleito em 2002 para mais oito anos. Considerado integrante da banda ética do Congresso, atua com independência em relação ao governo e aos dois principais partidos de oposição (PSDB e PFL). Sua pregação parlamentar inclui a defesa da modernização da economia, da moralização da administração pública e, com especial ênfase, da justiça social.
OS DEMAIS PARLAMENTARES CITADOS
Câmara dos Deputados
Gustavo Fruet (PSDB-PR) – 5 votos
Henrique Fontana (PT-RS) – 5 votos
José Carlos Aleluia (PFL-BA) – 5 votos
Chico Alencar (Psol-RJ) – 4 votos
Delfim Netto (PMDB-SP) – 4 votos
Roberto Freire (PPS-PE) – 4 votos
Sérgio Miranda (PDT-MG) – 4 votos
Sigmaringa Seixas (PT-DF) – 4 votos
Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) – 3 votos
Cezar Schirmer (PMDB-RS) – 3 votos
Denise Frossard (PPS-RJ) – 3 votos
Eduardo Campos (PSB-PE) – 3 votos
Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) – 3 votos
Miro Teixeira (PDT-RJ) – 3 votos
Renato Casagrande (PSB-ES) – 3 votos
Rodrigo Maia (PFL-RJ) – 3 votos
Alberto Goldman (PSDB-SP) – 2 votos
Arlindo Chinaglia (PT-SP) – 2 votos
Beto Albuquerque (PSB-RS) – 2 votos
Michel Temer (PMDB-SP) – 2 votos
Perpétua Almeida (PC do B -AC) – 2 votos
Rafael Guerra (PSDB-MG) – 2 votos
Alceu Collares (PDT-RS) – 1 voto
Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) – 1 voto
Babá (Psol-PA) – 1 voto
Carlos Melles (PFL-MG) – 1 voto
Carlos Sampaio (PSDB-SP) – 1 voto
Eduardo Paes (PSDB-RJ) – 1 voto
Fernando Ferro (PT-PE) – 1 voto
Francisco Dornelles (PP-RJ) – 1 voto
José Múcio (PTB-PE) – 1 voto
José Thomaz Nonô (PFL-AL) – 1 voto
Júlio Delgado (PSB-MG) – 1 voto
Luciana Genro (Psol-RS) – 1 voto
Luiza Erundina (PSB-SP) – 1 voto
Maria do Carmo Lara (PT-MG) – 1 voto
Orlando Fantazzini (Psol-SP) – 1 voto
Paulo Delgado (PT-MG) – 1 voto
Reginaldo Lopes (PT-MG) – 1 voto
Ricardo Izar (PTB-SP) – 1 voto
Tarcísio Zimmermann (PT-RS) – 1 voto
Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) – 1 voto
Walter Barelli (PSDB-SP) – 1 voto
Walter Pinheiro (PT-BA) – 1 voto
Xico Graziano (PSDB-SP) – 1 voto
Yeda Crusius (PSDB-RS) – 1 voto
Senado Federal
Heloísa Helena (Psol-AL) – 6 votos
José Agripino Maia (PFL-RN) – 5 votos
Pedro Simon (PMDB-RS) – 5 votos
Tasso Jereissati (PSDB-CE) – 5 votos
Renan Calheiros (PMDB-AL) – 4 votos
Álvaro Dias (PSDB-PR) – 3 votos
Delcídio Amaral (PT-MS) – 3 votos
Eduardo Suplicy (PT-SP) – 3 votos
Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) – 2 votos
José Jorge (PFL-PE) – 2 votos
José Sarney (PMDB-AP) – 2 votos
Osmar Dias (PDT-PR) – 2 votos
Cristovam Buarque (PDT-DF) – 1 voto
Demóstenes Torres (PFL-GO) – 1 voto
Flávio Arns (PT-PR) – 1 voto
Ideli Salvatti (PT-SC) – 1 voto
Paulo Paim (PT-RS) – 1 voto
Rodolpho Tourinho (PFL-BA) -1 voto
Matéria publicada em 15.05.06. Última atualização em 26.09.06