Edson Sardinha
Termina hoje (2) o prazo para quem não votou nem justificou sua ausência no primeiro turno da eleição, realizado no dia 3 de outubro, se explicar à Justiça eleitoral. O eleitor deve procurar um cartório eleitoral e preencher uma ficha justificando o não comparecimento às urnas na primeira rodada de votação. Quem não votou nem justificou a ausência no segundo turno tem até o próximo dia 30 para se manifestar.
O índice de eleitores que deixaram de votar cresceu nestas eleições, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo o país, 24,61 milhões (18,12%) de brasileiros aptos a votar deixaram de comparecer às urnas no dia 3 de outubro. A ausência foi ainda maior no dia 31 daquele mês, no segundo turno, quando 29,1 milhões de eleitores não votaram.
Abstenção de 21,5% nas eleições é a maior desde 94
TSE: 24 milhões de eleitores deixaram de votar
Tudo o que você precisa saber sobre as eleições de 2010
A falta de justificativa traz problemas para o cidadão. O eleitor em situação irregular com a Justiça eleitoral fica impedido, por exemplo, de se inscrever em concurso público, de tirar passaporte e de renovar matrícula em instituição de ensino. Fica sujeito, ainda, a multa, que pode variar entre R$ 1, 06 a R$ 3,51. Esse valor pode ser multiplicado pelo juiz eleitoral por dez vezes, conforme a situação econômica do infrator. O título é cancelado quando o eleitor deixa de votar ou justificar em três turnos consecutivos.
Leia também