O Prêmio Congresso em Foco deveria ser notícia nos principais telejornais do país, que deveria convidar as pessoas a participar da escolha dos melhores deputados e senadores a cada ano. Essa é a opinião do deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Chico faz parte do seleto grupo de apenas cinco parlamentares que foram finalistas em todas as edições do prêmio desde 2006. Ele já foi escolhido o melhor deputado em três ocasiões e, no último boletim parcial de votação, divulgado no dia 30 de setembro, ele novamente liderava a disputa.
Este ano, os vencedores nas categorias gerais e nas categorias especiais só serão conhecidos na festa de premiação, no dia 7 de novembro. Mas ainda é possível votar, embora o prazo final já esteja perto do fim. A votação dos melhores de 2011 acaba no próximo domingo (9).
Leia também
A Agência Radioweb, a maior agência de notícias para rádios do país, é parceira do Prêmio Congresso em Foco na sua edição 2011. E tem distribuído boletins sobre o prêmio para suas quase duas mil emissoras de rádio afiliadas. “Isso é muito importante, porque o Prêmio Congresso em Foco valoriza o bom trabalho parlamentar”, diz Chico Alencar. “O prêmio ajuda a separar o joio do trigo”, completa o deputado do Psol.
Clique aqui para ouvir a entrevista de Chico Alencar à Radioweb
Os finalistas para cada edição do prêmio são escolhidos pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Os dez senadores e os 25 deputados mais votados pelos jornalistas (quando há empate no final, como este ano, a lista cresce para abrigar os que tiveram o mesmo número de votos) formam a lista de finalistas. Essa lista é submetida à votação dos internautas para a escolha final dos melhores a cada ano. Essa votação chega agora à reta final. O prazo final para a votação no Prêmio Congresso em Foco 2011 é domingo, 9 de outubro.
Padrão de comportamento
A partir de seu formato, o Prêmio Congresso em Foco visa estabelecer um padrão de comportamento que os eleitores, de um modo geral, buscam para os políticos brasileiros. Pouco importa na avaliação o quão poderosos são os políticos, quantos cargos eles conseguiram indicar no governo federal, que posições de destaque ocuparam, em quem eles mandam. O que importa mais é o grau de preocupação desses políticos com os problemas e anseios da sociedade, e de que forma eles atuam para, de alguma forma, resolver ou, pelo menos, minorar esses problemas.
É esse o pensamento que abarca a maioria das pessoas que votam nas duas etapas de votação do prêmio. Na primeira etapa, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolhem livremente os deputados e senadores que, na sua opinião, mais se destacaram, na categoria geral e nas categorias especiais. Este ano, votaram nessa primeira etapa 267 jornalistas dos diversos veículos de comunicação credenciados para atuar no Congresso. Os dez senadores e os 25 deputados mais votados formaram a lista dos finalistas. Os cinco parlamentares (deputados ou senadores) mais lembrados são os finalistas nas categorias especiais. Quando houve empate no número de votos dos últimos a entrar na lista, o número de finalistas foi acrescido.
A lista com esses finalistas é colocada, então, para a avaliação final dos internautas, que podem entrar na página do site e votar nos nomes de sua preferência. Uma demonstração de que tanto os jornalistas quanto os internautas entenderam o espírito por trás do prêmio é que nunca, em nenhuma das seis edições do prêmio, um político envolvido em denúncias de corrupção foi lembrado. É o que explica o diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, nesta entrevista à Rádioweb.
Clique aqui para ouvir a entrevista
Parceiros
O Prêmio Congresso em Foco 2011 conta com o patrocínio da Ambev e da Petrobras.
Petrobras elogia Prêmio Congresso em Foco
Congresso em Foco premia parlamentar de futuro
Apoiam o prêmio a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).
São parceiros do Prêmio Congresso em Foco o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e a Agência Rádioweb.