Mário Coelho
O PV divulgou nota nesta quinta-feira (20), em seu site oficial, afirmando que o palco para a filiação partidária da senadora Marina Silva (sem partido-AC), caso ela realmente entre no partido, já está pronto. O evento aconteceria em 30 de agosto, em São Paulo, numa convenção nacional festiva do PV, prevista para depois de uma reunião da Executiva Nacional. A senadora acreana anunciou ontem sua desfiliação do PT, mas não confirmou sua ida ao PV.
Segundo a nota, os detalhes já foram decididos entre Marina e o PV, falta apenas a senadora confirmar sua filiação ao partido. “Marina indicará nove integrantes de sua equipe que, juntamente como ela própria, ingressarão na Executiva Nacional do PV e, juntamente com onze membros atuais da Executiva, formarão uma Coordenação Nacional destinada a tratar, prioritariamente, da elaboração do texto base para os novos programas partidário (20 anos) e de governo (5 anos) pela campanha presidencial”, diz a nota.
A nota diz também que questões estaduais serão tratadas pela coordenação caso influenciem as outras esferas. Na semana passada, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), disse que uma eventual candidatura de Marina Silva à presidência da República pelo partido poderia trazer consequências para a disputa estadual no Rio de Janeiro. Gabeira articula sua candidatura ao governo do Rio com apoio do PSDB.
Ao iniciar as conversas com o partido, Marina disse que o PV estava fazendo estudos para mudar seu estatuto e modernizar sua linha, inspirada nos verdes europeus, que não seguem a linha do desenvolvimento sustentável. Também foi discutida a inclusão nos estatutos de uma “clásula de consciência” que permite aos filiados e eleitos “se absterem em relação a pontos do programa partidário que possam de alguma maneira contrariar convicões religiosas, sem prejuízo da posição oficial do partido”. Marina é evangélica.