Mário Coelho
O PV foi o primeiro partido a apresentar uma chapa oficial para disputar o governo do Distrito Federal na eleição indireta de 17 de abril. O administrador de empresas Nilton Reis e a funcionária da Câmara dos Deputados Deborah Achcar são os candidatos do partido para substituir o ex-governador José Roberto Arruda, preso desde 11 de fevereiro, e o ex-vice Paulo Octávio, que renunciou em 24 de fevereiro. O prazo para inscrições termina hoje às 18h.
Ao apresentar uma chapa pura, o partido tem a intenção de se afastar do governo Arruda. O PV comandou por quase um ano a pasta do Meio Ambiente no GDF. Nilton Reis inclusive comandou a subsecretaria de Sensibilização Sócio Ambiental e Gestão de Áreas Verdes. “Nós achamos na época que podíamos contribuir com o governo. Mas saímos logo depois do escândalo”, afirmou Reis. Na tentativa de mostrar que não pode ser associado ao mensalão do Arruda, ele lembrou que em 2006 o partido formou chapa com o PT.
De acordo com Reis, outra intenção é mostrar que a candidatura é do partido, e não está baseada em nomes. Mas sim em um plano de governo. O candidato do PV afirmou que o projeto está calcado em três pontos. O primeiro é garantir a governabilidade nos próximos meses. “Precisamos ter diálogo com a sociedade permanente”, disse. Os outros pontos são o bem-estar para a população – como melhorar o atendimento nos hospitais usando recursos disponíveis – e deixar uma base sustentável para o próximo governo.
A intenção dos candidatos é começar hoje a pedir votos para os deputados distritais, que formarão o colegiado que vai eleger o novo governador do DF. Apesar de ser a primeira chapa a ser inscrita, o PV deve enfrentar o governador interino Wilson Lima (PR) e mais um candidato do PT. O mais próvavel é que o dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF) Cícero Rola seja o indicado. “Quem sabe essas candidaturas não se juntem à nossa”, disse Reis, ao ser questionado se o PV desistiria de concorrer por falta de viabilidade eleitoral.
Leia também:
Fora Arruda lança Tony Panetone para governador do DF
Deixe um comentário