De maneira inédita, o PT vai explorar, na campanha eleitoral, uma crítica do tucano Aécio Neves (PSDB) dirigida contra a ex-petista Marina Silva (PSB), que disputa a liderança nas pesquisas de intenção de voto com a presidente Dilma Rousseff (PT). De acordo com a Folha de S. Paulo, a campanha de Dilma preparou um vídeo em que critica a falta de “firmeza em seus compromissos” da ex-senadora e recorre à declaração de Aécio que põe em xeque quem “escreve programa de governo a lápis”.
Por duas vezes, o senador mineiro disse na semana passada que entregará um programa de governo feito “a caneta” e não “a lápis”, como sua adversária, em referência aos recuos do PSB, como a retirada de trechos sobre o apoio à união civil dos homossexuais e à criminalização da homofobia.
Segundo a repórter Daniela Lima, a publicidade de Dilma que deverá ir ao ar esta semana explora visualmente o raciocínio do tucano. Uma mão escreve a lápis que o “pré-sal não é prioridade”. Em seguida, a mesma mão usa uma borracha para apagar a mensagem. “Se como candidata Marina mudou de opinião diversas vezes, imagina o que aconteceria se ela fosse presidente?”, afirma o locutor.
“Para ser presidente, é preciso ter firmeza em seus compromissos, não escrever programa de governo a lápis. Quem sempre volta atrás, nunca vai pra frente”, continua.
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A peça faz parte da estratégia da campanha petista de desconstruir a imagem de Marina. As últimas pesquisas do Ibope e do Datafolha apontam vantagem de Dilma no primeiro turno e cenário apertado no segundo turno. No Ibope, a candidata do PSB aparece à frente da petista em uma eventual segunda rodada de votação; no Datafolha, a ex-ministra do Meio Ambiente segue à frente, mas em empate técnico com a candidata à reeleição.
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