A atual direção do PT afastou hoje qualquer possibilidade de o partido ter recebido dinheiro de Cuba para a campanha eleitoral de 2002. O presidente do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP), afirmou que o PT vai entrar com uma ação judicial contra a revista Veja, responsável pela publicação da denúncia.
O processo, segundo ele, reunirá outras reportagens da revista que causaram prejuízos à imagem do PT, como a que trata de um suposto repasse financeiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ao partido. “É tudo absolutamente infundado. A Veja age como uma frente de ataque ao governo e não como um órgão de imprensa. Isso não é jornalismo e sim oposição. Vamos processar a revista por causar danos à imagem do partido”, afirmou Berzoini.
O atual tesoureiro do partido, Paulo Ferreira, afirmou que conhece o diplomata cubano Sérgio Cervantes, apontado pela revista como intermediário da transferência de US$ 3 milhões para o PT.
“O Cervantes fazia a relação institucional de Cuba com todos os partidos brasileiros, inclusive o PT. Mas nunca houve repasse financeiro, isso é mais um absurdo da campanha que essa revista faz contra o governo Lula”, disse Ferreira.