O Partido dos Trabalhadores entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir a publicação de pesquisa do Instituto Datafolha. Os petistas reclamam que o ex-presidente Lula, que liderava em todos os cenários dos últimos levantamentos, foi excluído do cartão principal apresentado aos entrevistados que lista 16 candidatos. Também não aceitam o questionamento se houve justiça ou não na prisão dele.
O nome de Lula consta apenas dos cartões 3, 4 e 9 dos cenários hipotéticos. A pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo, é a primeira feita após a prisão do ex-presidente. O levantamento está sendo feito desde quarta-feira e tem divulgação prevista para este domingo (15).
Leia também
No pedido à Justiça eleitoral, relatado pelo ministro Napoleão Nunes Maia, o PT reivindica a suspensão da divulgação da pesquisa (BR-08510/2018) e a proibição, em definitivo, da publicação dos resultados. O Congresso em Foco entrou em contato com o Datafolha, que ainda não se manifestou sobre o assunto.
Além de protestar contra a exclusão do nome do ex-presidente, o partido alega que o questionário “apresenta perguntas tendenciosas com potencial para induzir entrevistados e manipular os resultados da pesquisa” e insiste “na falsa ideia de inelegibilidade”.
Os petistas argumentam que, embora Lula esteja condenado em segunda instância, apenas a Justiça eleitoral pode declará-lo inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. E também questionam a inclusão do nome do ex-presidente na lista dos candidatos com maior rejeição. A legenda insiste que lutará até o fim pela candidatura de seu principal líder e que não trabalha com a hipótese de um “plano B”.
PublicidadeO PT contesta as seguintes perguntas:
– Caso o ex-presidente Lula não seja candidato na eleição para presidente da República deste ano, qual candidato Lula deveria apoiar? (resposta espontânea)
– E qual destes candidatos o ex-presidente deveria apoiar na eleição deste ano, caso não seja candidato? (resposta estimulada)
– Na sua opinião, Lula irá disputar a eleição para presidente neste ano, sim ou não?
– E na sua opinião, Lula deveria poder disputar a eleição ou deveria ser impedido de disputar a eleição para presidente?
– Na sua opinião, a prisão de Lula foi justa ou injusta?
<< Os pontos fortes e os pontos fracos dos pré-candidatos à Presidência da República
<< “Candidatos enfrentarão rejeição inédita na eleição”, diz diretor do Datafolha
<< Mesmo condenado, Lula lidera pesquisa; sem ele, Bolsonaro aparece na frente