Mário Coelho
A bancada do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai se reunir na tarde desta terça-feira (12) com o ministro interino da Controladoria Geral da União (CGU), Luís Navarro, para reforçar o pedido de investigação das empresas envolvidas no mensalão do governador José Roberto Arruda (sem partido). O encontro está previsto para acontecer às 14h, na sede da CGU.
Os petistas querem que a CGU declare inidonêas as empresas citadas no inquérito 650DF, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que originou a Operação Caixa de Pandora. Dessa maneira, o governo do DF não poderia firmar novos contratos com esas empresas, nem continuar o repasse financeiro por serviços já prestados. A bancada do PT promete entregar levantamentos com os valores recebidos pelas companhias nos últimos anos.
De acordo com o depoimento do ex-secretário de Relações Institucionais do GDF Durval Barbosa, seis empresas financiavam o mensalão do Arruda. O esquema de propinas era destinado a comprar o apoio de deputados da base aliada, além de servir para pagar despesas pessoais do próprio governador. Além disso, para garantir contratos sem licitação, segundo Durval, as empresas pagavam propinas que eram divididas entre vários membros do Executivo.
Leia também:
Aliados dominam comissões que vão investigar Arruda
Aliados vão obstruir trabalhos para ajudar Arruda
Leia tudo sobre a Operação Caixa de Pandora e o Mensalão do Arruda
Impeachment já para Arruda e Paulo Octávio!