Apesar de o mandato do deputado Ricardo Berzoini (SP) na presidência do PT terminar apenas em 2008, o partido pretende convocar eleições internas ainda este ano. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, as principais correntes petistas concordam com a mudança na duração do mandato da diretoria, ente elas o Campo Majoritário, a que pertence Berzoini.
A redução do mandato do atual presidente já vem sendo discutida desde as eleições majoritárias do ano passado, quando militantes do partido foram acusados de negociar com a família Vedoim um dossiê contra os tucanos José Serra e Geraldo Alckimin. A intenção agora é reduzir definitivamente o mandato da direção para dois anos.
"Há uma tendência de a maioria querer fazer a eleição ainda este ano. Até porque os que defendem essa posição entendem que isso é melhor para pacificar o partido", disse Berzoini a O Estado. A nova eleição deverá ocorrer no final de novembro ou no início de dezembro. A data será definida durante o 3º Congresso Nacional do PT, que começa no dia 31 de agosto e vai até 2 de setembro, em São Paulo.
Leia também
O congresso é a única instância do PT com poder para alterar a data da eleição porque a mudança exigirá também uma modificação das normas estatutárias da legenda. Pela regra vigente, a diretoria tem mandato de três anos. (Carol Ferrare)