O PT entrou hoje (22) com um pedido de abertura de inquérito para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue a suposta utilização irregular do aeródromo do município de Claúdio (MG). A medida foi tomada após o jornal Folha de S.Paulo, em reportagem publicada no último domingo (20), revelar que o governo de Minas Gerais construiu o aeroporto em uma fazenda que pertencia ao tio-avô do candidato do PSDB à presidência da República, senador Aécio Neves, que era governador do estado na época.
O PT pede que o candidato seja investigado por improbidade administrativa e na esfera criminal.
Em nota divulgada ontem (21), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que vai pedir esclarecimentos ao governo de Minas Gerais e à prefeitura do município. Segundo a Anac, o aeródromo ainda não está homologado pela agência e não pode receber operações aéreas. Segundo a agência, o processo de homologação do aeroporto, iniciado em julho de 2011, não está concluído porque o governo estadual ainda não apresentou o parecer do comando da Aeronáutica.
Aécio Neves disse hoje que uma possível investigação da PGR sobre o aeroporto “será muito bem-vinda”. O presidenciável tucano disse que a promotoria de Minas Gerais, sem seu conhecimento, já tinha aberto uma investigação sobre o caso, que foi arquivada porque irregularidades não foram constatadas. (Com Agência Brasil)
Leia também
Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa