Os parlamentares do PT que são membros da CPI dos Sanguessugas pediram ontem a convocação de José Serra (PSDB), que foi ministro da Saúde no governo de Fernando Henrique Cardoso até 2002. Os petistas pediram a convocação do tucano depois que a oposição anunciou que entrou com requerimento convocando os ex-ministros da Saúde Humberto Costa (PT) e Saraiva Felipe (PMDB).
Os três ex-ministros estiveram à frente da pasta de 2001 a 2005, período em que os sanguessugas teriam desviado cerca de R$ 110 milhões do orçamento na compra de ambulância superfaturadas, segundo a Polícia Federal. Mesmo assim, a oposição chamou a convocação de Serra de "provocação política".
O autor do requerimento de convocação de José Serra é o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que espera, com isso, a retirada dos pedidos de convocação de Humberto Costa e Saraiva Felipe pela oposição. O pedido foi apresentado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).
Como era de se esperar, governo e oposição iniciaram as disputas pelo uso político da CPI para atacar um ao outro durante as investigações da comissão. Se os pedidos não forem retirados serão votados na próxima terça-feira.
Leia também