Por 29 votos favoráveis, 26 contrários e três abstenções, o Diretório Estadual do PT de Minas Gerais aprovou hoje (15) uma aliança com o PSDB para a eleição em Belo Horizonte. A decisão dos petistas mineiros contraria a orientação da Executiva Nacional do partido, que se reunirá no próximo dia 26.
O impasse na capital mineira se deve à chapa PSB-PT. O candidato à sucessão do atual prefeito, Fernando Pimentel (PT), é Márcio Lacerda (PSB). No entanto, Lacerda é secretário de Estado do governador de Minas, Aécio Neves, que é do PSDB. O candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Lacerda será o deputado estadual petista Roberto Carvalho.
Apesar de o prefeito de Belo Horizonte e o governador de Minas apoiarem a candidatura de Lacerda e a coligação, a Executiva Nacional do PT já avisou que “não autorizará, em nenhuma hipótese, o PT a participar de qualquer coligação da qual faça parte o PSDB naquela capital [Belo Horizonte]”. (leia mais)
Leia também
Sem desconsiderar o apoio do PT, a Executiva Nacional do PSB também avisou ao seu diretório em Minas que “considere essa necessidade de ampliar o arco de alianças, inclusive com o PSDB mineiro, como melhor caminho para assegurar o sucesso dessa candidatura”. (leia mais) (Rodolfo Torres)