O PT do Rio decidiu fazer coligação proporcional com partidos qualificados pelos petistas como “integrantes do campo popular”, entre eles o PCdoB e o PSB. Reunidos nesta sexta e neste sábado, os petistas decidiram ampliar a política de alianças.
Nesta sexta-feira, por 189 votos a 180, o partido optou por fazer coligação para o Senado, sepultando a intenção da ex-governadora Benedita da Silva e do atual senador Saturnino Braga de se candidatarem. O PT deve apoiar a deputada Jandira Feghali (PcdoB) para o Senado.
Aliados do pré-candidato do partido ao governo do Estado, Vladimir Palmeira, chegaram a apresentar neste sábado um abaixo-assinado, com 300 assinaturas, com uma proposta para que Benedita fosse tratada como puxadora de legenda para deputada federal. Vladimir, que teve sua pré-candidatura aclamada nesta sexta-feira no encontro regional, ia defender a escolha da ex-governadora como puxadora de votos. Mas, aliados de Benedita, derrotados nas votações, não aceitaram sequer que a proposta fosse apreciada. Como puxadora, Benedita teria mais tempo no horário eleitoral gratuito.