Renata Camargo
O diretório regional do PT em Brasília se reúne nesta segunda-feira (5), às 19h, para decidir sobre uma possível candidatura própria do partido para concorrer à eleição indireta de governador do Distrito Federal. Os membros da executiva regional vão deliberar sobre a indicação de um nome próprio do partido ou apoio a um candidato de outra legenda.
A eleição indireta no DF está prevista para o próximo dia 17. O prazo para apresentação de candidaturas se encerra nesta quarta-feira (7), dez dias antes do pleito. Essa é a primeira vez que Brasília se submete a uma eleição nesses moldes. No caso, os deputados distritais irão eleger quem governa a capital federal pelos próximos oito meses.
Segundo informações da liderança do PT na Câmara Legislativa, o partido não pretende indicar o nome de deputados distritais para disputar essa eleição e sinaliza no sentido de sugerir ou apoiar o nome de quem não vá disputar as eleições de outubro. A intenção é evitar que o governador tampão use seu curto período de mandato com viés de campanha eleitoral.
Além da tese de escolher um nome isento de influências eleitorais, há também no partido posições contrárias à indicação de um nome. O presidente regional do PT, Chico Vigilante, por exemplo, defende que a legenda não participe da eleição indireta. Vigilante afirma que “o único remédio para Brasília é a intervenção federal” e que “o PT participando dessa indicação só vai legitimar essa eleição”.
Câmara aprova eleição indireta no DF em segundo turno