O PT de São Paulo encerrou às 17h as eleições prévias para escolher seu candidato ao governo estadual. A previsão inicial era de que haveria urnas em 549 cidades, para que pelo menos 80 mil filiados pudessem votar na ex-prefeita da capital Marta Suplicy, ou no líder governista no Senado, Aloizio Mercadante. O resultado deve ser divulgado amanhã até o meio-dia.
A apuração já começou e segue dinâmica: os diretórios municipais fazem sua apuração e enviam os resultados para o diretório estadual. O prazo legal para os diretórios municipais repassarem oficialmente os números locais acaba no dia 12.
Os dois pré-candidatos afirmaram que devem apoiar o ganhador das prévias. "Quem vencer, vai ter legitimidade e o apoio do outro, seguramente", disse Mercadante, que calcula ter o apoio de 55 dos 57 prefeitos petistas do estado. Ele também disse contar com o apoio de 380 dos 471 vereadores do PT em São Paulo.
"Não importa quem saia na frente. Um partido que faz esta movimentação, discute tanto, promove prévias, faz tantos encontros, conversa tanto e dialoga tanto com a militância é um partido vitorioso", disse Marta, que afirmou ter "boas expectativas" quanto ao resultado.
Leia também
As prévias estendem-se às pré-candidaturas a deputado federal e estadual. Os militantes aptos a votar puderam indicar até três nomes para a bancada federal e até quatro nomes para a estadual.