O coordenador-geral da campanha de Lula e presidente interino do PT, Marco Aurélio Garcia, anunciou ontem que a coordenação nacional da campanha de Lula e o Diretório Nacional da legenda colocaram à disposição da Polícia Federal e da Justiça os respectivos sigilos bancários.
Marco Aurélio Garcia disse que os advogados do partido vão pedir à Justiça Federal de Mato Grosso, que o processo não transcorra mais sob sigilo."Que todas as informações que o juiz julgue procedente divulgar, as divulgue ele próprio. É uma decisão que cabe a ele, evidentemente. Mas estamos dando a sugestão. Vai evitar vazamentos, informações aqui e ali, segundo o que se diz, segundo o que se supõe. Do nosso ponto de vista, não temos nenhum inconveniente que seja divulgado", avalia Garcia.
Segundo a jornalista Malu Delgado, da Folha de S. Paulo, “a decisão foi tomada pelo PT diante da onda de especulações sobre novas descobertas da Polícia Federal sobre a origem do dinheiro utilizada por petistas na tentativa de comprar o dossiê que ligava tucanos à máfia dos sanguessugas”. Ainda não foi estipulado um período de abertura das contas do diretório do PT.
Leia também
Marco Aurélio Garcia ainda sugeriu que o senador Aloizio Mercadante faça a mesma coisa. "Acho que o senador Aloizio não teria nenhuma dificuldade de fazer a mesma coisa. Mas é um procedimento que nós adotados. Eu não quero constranger ninguém a isso. A nossa posição é essa".
Mercadante assegurou que fará o mesmo. "Vou encaminhar imediatamente essa iniciativa", afirmou, e acrescentou: "Tudo o que contribuir para esclarecer esse episódio é de meu maior interesse. Faço questão de que tudo seja esclarecido e tenho confiança no trabalho da Polícia Federal".