Em retribuição ao apoio do PSDB na eleição de Arlindo Chinaglia (PT-SP) para a presidência da Câmara dos Deputados, o PT anunciou ontem que apoiará o candidato do governador José Serra (PSDB), o deputado Vaz de Lima (PSDB), para presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp). A eleição será no dia 15 de março.
No primeiro turno da eleição na Câmara, os tucanos apoiaram o candidato do partido, Gustavo Fruet (PR). Mas na segunda rodada da votação, os votos da bancada foram fundamentais para garantir a vitória apertada do petista sobre Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Oficialmente, no entanto, o líder do PSDB, Antonio Carlos Pannunzio (SP), liberou a bancada para votar como bem entendesse.
Em São Paulo, a justificativa para o acordo foi o princípio de proporcionalidade: o PSDB tem a maior bancada no estado. Além do PT, que possui a segunda maior bancada, já declararam apoio a Vaz de Lima o PFL, o PPS e o PV, o que lhe garante 70 dos 94 votos. Para ser eleito bastam 48. O único adversário do deputado na eleição é Paulo Salim Curiati (PP).
Leia também
Para fechar o acordo, PT e PSDB negociaram cargos na Mesa Diretora. Os petistas devem ocupar a primeira-secretaria e a presidência de pelo menos duas comissões. O PLF ficará com a segunda-secretaria.
Deixe um comentário