O Psol decidiu entrar com recurso no plenário do Senado, e não descarta recorrer à Justiça, para reverter a decisão da Mesa Diretora da Casa que arquivou hoje uma representação do partido contra o senador Marconi Perillo (PSDB-GO). O tucano é suspeito de tráfico de influência, peculato e caixa dois na campanha eleitoral de 2006.
Os senadores acolheram parecer do advogado do Senado, Roberto Cascais, de que a denúncia se baseia em fatos anteriores ao mandato do parlamentar e que não há provas suficientes para a abertura de uma investigação. (leia mais)
“É mais uma atitude arbitrária da Mesa que retrata a continuidade do espírito corporativo”, criticou a líder do Psol na Câmara, deputada Luciana Genro (RS).
Após o arquivamento da representação, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou que representações contra senadores passarão a ser encaminhadas diretamente ao Conselho de Ética. Segundo o presidente, a representação contra Perillo foi a última recebida pela Mesa Diretora. “A partir de agora o Conselho diz se o processo é admissível ou não”, afirmou o peemedebista. (Rodolfo Torres)