O PSDB protocolou nesta segunda-feira (19) representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA), pré-candidato ao governo do Maranhão, por suposta “propaganda antecipada negativa”.
Em um vídeo divulgado pelo deputado Carlos Sampaio (SP), coordenador jurídico do partido, Lobão Filho afirma que o senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à presidência da República, é “contra o Bolsa Família”. O peemedebista teria feito o discurso em um evento de pré-campanha realizado em 3 de maio, no Maranhão.
Para o coordenador jurídico, o vídeo é uma prova da postura adotada pelo PT em suas propagandas eleitorais, “incutindo medo com base em mentiras”. “Não tenho dúvida de que Lobão está reproduzindo a política de campanha da presidente Dilma Rousseff, que é faltar com a verdade, fazer terrorismo. Isso é um prenúncio do que pretendem fazer com o Aécio em todo o país”, disse Sampaio.
Sampaio afirmou ainda que Aécio Neves é a favor do Bolsa Família e autor de um projeto de lei que prevê a inclusão do programa de transferência de renda na lei orgânica da assistência social.
Ainda de acordo com o coordenador jurídico, a “estratégia do medo” adotada pelo PT não é a mesma que os tucanos usaram contra o então candidato Lula, em 2002. Na época, o PSDB divulgou inserções no rádio e na TV com a atriz Regina Duarte, que dizia ter medo das mudanças que seriam provocadas se o petista fosse eleito presidente da República. “Naquele momento, todos tinham receio do novo. O PSDB nunca usou o medo pautado na mentira”.
Leia também