Apesar da oposição ter concordado em aprovar o orçamento ontem (12), o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), avisou hoje que seu partido irá lutar pela mudança na tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Uma das idéias para acabar com o que chamou de "vícios" é a extinção da Comissão MIsta de Orçamento (CMO).
"A feitura do orçamento é defeituosa. É ruim para o país e tem que acabar", afirmou. "O governo gasta de maneira irresponsável e o orçamento é um instrumento de faz-de-contas. Depois o governo contigencia tudo. O Congresso apenas finge que está decidindo", acrescentou o líder tucano.
Ele destacou que seu partido já tem uma proposta para acabar com a CMO e transferir para as comissões temáticas as decisões sobre os orçamentos de cada área. A formulação final da proposta orçamentária iria, então, para uma "comissão de sistematização".
"As decisões sobre orçamento têm que ser tomadas à luz do dia e não como está sendo feito hoje. Tem decisões sendo tomadas às 4h! Isso não é hora para parlamentar trabalhar, o parlamentar tem que trabalhar em um horário que a população possa acompanhar o que está sendo decidido", defendeu Arthur Virgílio. (Soraia Costa)