Dilma dispara contra oposição em pronunciamento
Leia também
Na representação entregue na Procuradoria-Geral da República (PGR), os tucanos questionam uma suposta promoção pessoal da imagem de Dilma. Para o partido, houve “animosidade excessiva” da presidenta no discurso. Também apontaram como irregularidade a similaridade das fontes usadas no vídeo e o logotipo da gestão atual que, neste caso, ocupou espaço tradicionalmente destinado ao brasão presidencial, entre outros aspectos.
“Essa é uma situação inédita, em que houve uma mudança de padrão em relação aos pronunciamentos anteriores. A presidente Dilma fez clara antecipação da campanha eleitoral. Agiu de maneira a condenar a existência da oposição e tratou a oposição como sendo pessoas que não amam o país”, afirmou Sampaio após protocolar a representação. Caberá ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, instalar ou não uma investigação.
No dia seguinte ao pronunciamento, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), lançou uma nota criticando o pronunciamento. Os argumentos são similares aos usados pelo líder do partido na representação. Para Guerra, o pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff teve um caráter “político-partidário” ao substituir o brasão da República pela logomarca do governo federal.
Oposição critica pronunciamento de Dilma sobre conta de luz
No mesmo dia, o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), também emitiu uma nota para rebater as declarações de integrantes da oposição. O petista elevou o tom da discussão, dizendo que os tucanos “distorcem e manipulam” os fatos e partem para “palavreado tosco e primário”. “Dilma tem o que mostrar, ao passo que o PSDB nos oito anos em que esteve à frente do governo federal deixou como legado a façanha de quebrar o país três vezes”, disse.