O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), afirmou neste domingo (19) que o partido vai pedir a convocação do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, para prestar esclarecimentos sobre o caso do dossiê dos aloprados. Em setembro de 2006, cerca de R$ 1,7 milhão foram encontrados num hotel em São Paulo supostamente para comprar um dossiê contra José Serra (PSDB), à época candidato ao governo paulista. As investigações foram arquivadas.
A revista Veja publicou reportagem em que o petista Expedito Veloso diz que Mercadante e o falecido ex-governador Orestes Quércia foram os principais mandantes da operação. As investigações sobre o caso dos aloprados acabaram sendo arquivadas por falta de provas. As informações trazidas agora são suficientes para que a apuração prossiga. Vamos apresentar um conjunto de ações para a retomada das investigações. Se havia falta de provas, creio que agora não há mais, disse Duarte Nogueira, em comunicado distribuído à imprensa hoje.
O deputado promete que partido ingressará com requerimentos amanhã mesmo nas comissões da Câmara para convocar Mercadante e convidar Expedito Veloso a prestarem esclarecimentos. O PSDB ainda vai fazer uma representação ao Ministério Público Federal e enviar um ofício à Polícia Federal pedindo a reabertura do caso.
Destaques das revistas: Aloprado conta quem foi o mandante do dossiê