O PSDB vai retomar os feitos da gestão do presidente Fernando Henrique no seu programa de rádio e TV a ser exibido este mês. Segundo a coluna “Painel”, da Folha de S.Paulo, de hoje (17), os tucanos estão amparados numa preocupante pesquisa feita pelo sociólogo Antônio Lavareda.
Questionada pelos entrevistadores do estudo, a população chegou a dizer que foi Lula o criador do Plano Real e do vale-gás, ambos criados por FHC. Por isso, o PSDB vai intensificar as realizações e a herança deixada pelo partido, que governo o Brasil entre 1995 e 2002, mas já estava presente um pouco antes.
Leia também
Segundo a Folha de S.Paulo, a propaganda tucana enfatizará que, antes de Fernando Henrique, os salários eram insuficientes. "Não dava até o fim do mês", descreve a coluna “Painel”. Também vai dizer que foi a gestão tucana que permitiu o aumento e a popularização dos telefones celulares e afirmar que o Bolsa-família foi criado pelo PSDB. Lula só deu novo nome ao programa, dirão os tucanos, ainda de acordo com o jornal.
No final de 1993, o então ministro da Fazenda Fernando Henrique criou a Unidade Real de Valor (URV). O índice, atrelado à cotação do dólar, foi o embrião do real, moeda lançada em julho de 1994, em plena campanha eleitoral. Naquele ano, FHC saiu candidato e venceu Lula no primeiro turno das eleições. Durante o primeiro mandato do tucano, o Congresso aprovou uma emenda constitucional para permitir a reeleição. Em 1998, FHC venceu Lula novamente, mas não conseguiu, em 2002, fazer José Serra seu sucessor. (Eduardo Militão)