Montes foi secretário de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais no primeiro mandato do senador Aécio Neves (PSDB) no Governo de Minas Gerais e prefeito de Uberada. Médico e professor universitário, Montes também é agricultor e está no terceiro mandato na Câmara.
A escolha de Montes para coordenar a bancada do PSD teve o aval do presidente da legenda, o ministro Gilberto Kassab, das Comunicações, e faz parte da estratégia do partido para reforçar a candidatura de Rosso à Presidência da Câmara. O atual líder é um dos nomes do bloco partidário denominado centrão para concorrer ao posto que hoje é o segundo na linha sucessória da Presidência da República. Rosso estuda antecipar a posse de Montes para ficar liberado e com mais tempo para fazer a campanha interna.
Leia também
Formado por legendas médias como PTB, PP, PRB, SDD e PR, além do PSD, o centrão pretende lançar uma chapa unificada à Presidência da Câmara, mas também com a indicação de outros nomes para concorrer aos demais dez cargos da Mesa Diretora. Além, de Rosso, disputam o comando da Casa o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), o deputado Fernando Giacobo (PR-PR) e o primeiro-secretário, Beto Mansur (PRB-SP).