Filipim
Assim que o Supremo Tribunal Federal decidiu não decidir sobre o recurso do ex-governador Joaquim Roriz sobre a Lei da Ficha Limpa, a reação na internet foi imediata. No Twitter, a rede social usada para publicar discursos e protestos de 140 caracteres, eleitores de todos os lados – de Dilma, Serra, Marina, Plínio etc. – se uniram para criticar a incapacidade dos dez ministros do STF chegarem a uma conclusão sobre o assunto.
Veja algumas mensagens enviadas para o perfil do Congresso em Foco no Twitter:
@heitor_peixoto: Suspenso Tribunal Federal travou. Deu pau!
@CarolRibeirovs: Vergonhoso para o nosso país! Decepcionada
@PauloDiVicenzi: #STFrolandolero – Ministros do Supremo emPACam Lei da Ficha Limpa
@luizgpp: é de se ficar irritado com uma decisão dessas!! Se a lei não valer, resta não votar, ja q NÓS decidimos quem vai ou não governar!
@LisFL: É assustador pensar que alguma contenda nossa dependa desses atores de circo togados!
Trending topic
O termômetro da popularidade de um assunto no Twitter é o quadro de trending topics (temas quentes), que mede as palavras e expressões mais citadas por usuários da ferramenta.
Na última madrugada figurava em primeiro lugar no Brasil o nome do presidente do STF, Cesar Peluso, o primeiro a ser espinafrado. Depois, o nome dele foi alcançado pelos demais ministros que votaram contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições. Mensagens como a mostrada abaixo se espalharam rapidamente e dominaram a “parada de sucessos” da rede social.
@thalitakubby: ATENÇÃO para os Ministros contra a #FichaLimpa : Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Cezar Peluso.
Durante boa parte da manhã, o STF permaneceu como assunto mais comentado no Twitter, em desabafos no mesmo teor dos tweets mostrados acima.
Por último, a mensagem do nosso seguidor João Paulo:
@jotapemesquita: ficamos no empate, agora teremos que aplicar a #fichalimpa com nosso voto. Só depende de nós.
O Congresso em Foco, que hoje “pintou” suas páginas de amarelo para lembrar a atenção com que cada um de nós deve votar no próximo dia 3, poderá ser útil nesse sentido.
Saiba mais sobre a Lei da Ficha Limpa