O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, por 5 votos a 1, em decisão foi proferida na sessão desta quinta-feira (21), a perda de 20 segundos de propaganda do presidente Lula, por invasão de horário eleitoral no programa do candidato petista ao governo de Santa Catarina, José Fritsch.
De acordo com o TSE, a propaganda irregular, exibida na TV no dia 25 de agosto, às 13 horas, tratou da intenção do candidato José Fritsch de manter estatizado o Banco do Estado de Santa Catarina (BESC). Entretanto, o presidente Lula apareceu no programa, afirmando que seu governo cumpriu todos os compromissos com Santa Catarina, e ressaltou que não privatizou o BESC.
Segundo o ministro Carlos Alberto Menezes Direito, relator da representação, além da participação de Lula, um ex-presidente do BESC e um ex-presidente da Eletrosul foram ao programa "não para dizer o que o candidato ao governo faria, mas para dizer que foi uma grande honra para eles implementarem programas do governo Lula." "Efetivamente, ocorreu uma invasão", afirmou o ministro Carlos Alberto Menezes Direito.
Leia também