Febrafite premia as melhores iniciativas de conscientização fiscal
Além do primeiro lugar, o Programa Municipal de Educação Fiscal do município gaúcho recebeu também R$ 15 mil. O projeto mobiliza anualmente 1,2 mil professores e 16 mil alunos para cursos, palestras e oficinas que tratam da educação fiscal. As atividades são desenvolvidas também em 35 municípios próximos de Santa Maria e envolvem 51 das 54 escolas municipais da região. Em 2012, realizou 95 eventos e lançou uma página na internet que já foi acessada por 504 cidades brasileiras.
Segundo os coordenadores do projeto, representados por Rosaura de Fátima Oliveira, Helaine Rosa Simon e Rozânia Rosa, a ideia é levar as informações sobre administração pública com elementos lúdicos como a dança e a música.
O segundo lugar ficou com o Projeto Sociedade Eticamente Responsável, desenvolvido pelo Observatório Social de Maringá, no Paraná. Por meio de concursos de redação, peças teatrais, música e poesia, o projeto leva a mensagem sobre a necessidade social e econômica dos tributos para o financiamento das políticas públicas e ressalta a sua correta aplicação.
Outro projeto gaúcho levou o terceiro lugar na premiação. O projeto Educação Fiscal: Exercício da Cidadania, desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Yara Ferraz Gaia, da cidade de Montenegro. A iniciativa trabalha o tema Educação Fiscal transversalmente em sala de aula por meio de atividades que desenvolvem a consciência cidadã de forma lúdica e prazerosa, envolvendo toda a Comunidade escolar, com desfiles cívicos, caminhadas, blitz educativa, teatro, dramatizações, palestras, entrevistas, pesquisas e gincanas, entre outras.
A festa de premiação aconteceu na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, na última terça-feira (20), e contou com a participação de autoridades, representantes das associações filiadas e sindicatos do Fisco estadual/distrital, de entidades nacionais dos servidores das Carreiras Típicas de Estado, dos representantes das dez iniciativas finalistas do prêmio, entre outras. A Orquestra Meninos do Itapoã animou a festa.
O Congresso em Foco apoia o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, que é realizado em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF) e o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). A Febrafite é uma entidade representativa do fisco estadual em âmbito nacional. Segundo informações institucionais, a entidade acredita que a grande maioria dos brasileiros desconhece a função socioeconômica do tributo e pagam seus impostos sem o conhecimento do que estão efetivamente pagando.