O professor da Universidade de Brasília (UnB) Humberto Falcão afirmou, em reunião da Sub-relatoria de Normas de Combate à Corrupção da CPI dos Correios, que a corrupção precisa ter punição adequada. "O controle é absolutamente vital em qualquer atividade pública. É impensável a gestão pública sem o controle da sociedade, em termos de desempenho e de qualidade técnica", defendeu Falcão, que participou como convidado da reunião.
Ele sugeriu a criação de uma comissão de gestão pública no Poder Legislativo. "Uma comissão assim poderia pautar o Executivo, e servir de ponte entre a sociedade e o governo federal", explicou.
Ao contrário do que dizem alguns estudiosos, Falcão garante que não há estrutura administrativa inchada no Brasil. "O problema é a qualidade dos dirigentes", argumentou o mestre em Administração Pública. Muitos órgãos públicos, lembrou Falcão, têm até falta de pessoal. "Os que têm muitos servidores têm má distribuição."
Ele disse ainda, na reunião de hoje, que a administração pública deveria ter autonomia suficiente para tomar decisões, mas com um pouco de controle político. Falcão lembrou que o sistema de administração brasileiro é aberto, de forma que qualquer cidadão pode ser dirigente público, ocupando cargos de confiança. "Não importam suas qualificações técnicas", reclamou. Para Falcão, que é mestre em Administração Pública, pelo menos alguns cargos deveriam ser exercidos por servidores públicos de carreira, em um modelo misto de administração.
Deixe um comentário