O presidente da Infraero (empresa estatal responsável pela administração dos aeroportos brasileiros), brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou há pouco, ao chegar a uma reunião no Palácio do Planalto, que está pronto para deixar o cargo. Além do presidente da Infraero, também participam do encontro a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi.
De acordo com a Globonews, o brigadeiro considera uma injustiça atribuir à Infraero a responsabilidade pelo acidente com o avião da TAM na última terça-feira (17), no Aeroporto de Congonhas. Na tragédia, morreram aproximadamente 200 pessoas, entre elas o deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), líder da minoria na Câmara.
José Carlos Pereira também afirmou que a causa da tragédia em Congonhas não foi a pista do aeroporto. Segundo ele, a Anac já reduziu para 35 o número de operações por hora no aeroporto paulista. Contudo, o presidente da Infraero também, afirmou que o país não pode abrir mão de Congonhas, tendo em vista a sua importância.
Leia também
Reunião do Conac
Amanhã está prevista uma reunião do Conselho de Aviação Civil (Conac), órgão de assessoramento do presidente da República para a formulação da Política de Aviação Civil. O encontro, convocado pelo ministro da Defesa, Waldir Pires, discutirá a política do governo para o setor aéreo.
“Entre os itens a serem revistos, estão resoluções que tratam da infra-estrutura aeroportuária, do transporte internacional, da regulação econômica, dos fundos da aviação, entre outros”, diz nota do Ministério da Defesa. (Rodolfo Torres e Lucas Ferraz)
Confira a íntegra da nota do Ministério da Defesa
"Assessoria de Imprensa do MD
O Ministro da Defesa,Waldir Pires, realizará nesta sexta-feira (20/7), às 15h, uma nova reunião do Conselho de Aviação Civil (Conac), na qual terão continuidade as discussões sobre a política governamental para o setor aéreo. Entre os itens a serem revistos, estão resoluções que tratam da infra-estrutura aeroportuária, do transporte internacional, da regulação econômica, dos fundos da aviação, entre outros. A última reunião ocorreu em 6 de junho, quando foram revistas diversas resoluções aprovadas em outubro de 2003, data da primeira reunião do órgão.
O Conac é o órgão de assessoramento do Presidente da República para a formulação da Política de Aviação Civil, e é composto pelos ministros da Defesa, que o preside; da Fazenda; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; do Turismo; da Casa Civil da Presidência da República; e do Comando da Aeronáutica. Conta também com representantes de diversas instituições do setor.
Na pauta desta sexta-feira, estão previstas revisões de 7 resoluções editadas em 2003 e aprovação dos Relatórios Anuais de 2004, 2005 e 2006."