Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), Romário Schettino, o Prêmio Congresso em Foco 2007 pode sinalizar como pensa grande parte dos internautas, que votam a partir da próxima terça-feira (18) nos melhores parlamentares do Congresso Nacional. E também dos jornalistas que fazem a cobertura do dia-a-dia das duas principais Casas legislativas do país, que escolheram na primeira etapa de seleção do Prêmio, os deputados e senadores com melhor atuação no Parlamento. De acordo com o presidente da entidade, os 188 jornalistas que votaram têm expressiva representatividade.
"A opinião pública pode ser um termômetro do desempenho dos congressistas", afirmou Schettino. Para ele, por não existir ainda um controle rígido em votações feitas através da internet, podem haver campanhas favoráveis a determinados candidatos ao prêmio, o que não desabona a votação. "Apesar de não ser um termômetro preciso, é válido e tem o seu mérito", adiantou.
Segundo Schettino, a quantidade de jornalistas que votaram durante a primeira etapa é muito expressiva, principalmente pelo fato de ser uma votação restrita aos profissionais que trabalham na cobertura jornalística do Congresso.
Leia também
"As eleições sindicais não chegam a 400 votos e, nesse caso, o universo se restringia apenas aos jornalistas que cobrem política", disse o presidente do SJPDF, que já deu mostras de realmente ter gostado da idéia. "Estamos pensando em fazer uma consulta como essa na Câmara Legislativa do Distrito Federal", informou.
O cenário atual
Entre outros fatores, Schettino aponta como um grande influenciador da opinião dos jornalistas e, a partir do início da votação pela internet, também dos leitores, o caso Renan Calheiros (PMDB-AL). O presidente do Senado foi absolvido na última quarta-feira (12) no primeiro processo, no qual era acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista.
"Por exemplo, a escolha do senador Renato Casagrande (PSB-ES) evidentemente foi influenciado pelo caso Renan", afirma o presidente da entidade. Reação normal, para Schettino, dada a grande repercussão que todo o processo vem tendo.
O objetivo do prêmio é, como muitos parlamentares afirmaram, servir de "estímulo" para os deputados e senadores que se destacam por seu trabalho e atuação. Mas é também estimular a população a participar mais ativamente da vida política do país.
Vários parlamentares elogiaram a iniciativa porque, segundo eles, o Prêmio Congresso em Foco 2007 ajuda a melhorar a sintonia do Parlamento com a sociedade. Para a maioria, a indicação é fruto de sua atuação responsável, coerência e das claras posições tomadas ao longo do mandato. O SJPDF apóia a iniciativa e participou do processo de votação e apuração dos votos. (Ana Paula Siqueira)
Leia também