Leia também
Ainda na votação entre os indicados pela internet, também é intensa a disputa nas categorias de Defesa da Democracia – em que o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) aparece com apenas nove votos à frente de Jean Wyllys – e Defesa dos Consumidores – liderada por Randolfe, que tem frente de cinco votos sobre o deputado Chico Alencar (Psol-RJ).
Veja a votação entre os indicados pelos jornalistas
Veja a votação entre os indicados pela internet
E vote! Ajude a mostrar quem faz a diferença na política brasileira
A votação
O processo de votação na internet é monitorado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federal (APCF). Para ser computado, o voto do internauta é confirmado por link a ser enviado por e-mail após votação no próprio site. Não é possível votar mais de uma vez com o mesmo e-mail. O monitoramento realizado também identifica votos de origem irregular, impedindo a sua contabilização. Os internautas podem incluir na lista de finalistas qualquer deputado ou senador, desde que eles não respondam a processo na Justiça, nem a ações no Conselho de Ética ou a acusações de violações de direitos humanos, como trabalho escravo e homofobia.
O Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa do site Congresso em Foco, apoiada por diversos parceiros, que tem como finalidade premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e permanente.
A edição deste ano tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) e da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp). A iniciativa tem ainda o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Agência Radioweb e da ONG carioca A Voz do Cidadão, que mantém programa de mesmo nome na Rede CBN de Rádio.