Wilson ressalta o “sólido conceito” da premiação entre os parlamentares e formadores de opinião e a contribuição que ela pode dar tanto ao acompanhamento permanente das atividades do Congresso Nacional por parte dos cidadãos quanto ao incentivo aos representantes que desempenham o mandato de modo satisfatório.
Leia também
Wilson Roberto de Sá acrescenta que dois fatores “agregam valor ao prêmio”. De um lado, ele contribui para “identificar os parlamentares que atuam em prol da defesa do consumidor e da sociedade em geral”. Do outro, ele propicia a participação cidadã num momento em que “os brasileiros estão cada vez mais exigentes e conscientes de seus direitos, seja como eleitores, seja na qualidade de consumidores de produtos e serviços”.
“O consumidor em nosso país tem cada vez mais informações. Ele recorre ao Código de Defesa do Consumidor, às entidades de defesa de seus direitos. Observo que há uma evolução significativa nesse aspecto”, finaliza.
É a sociedade quem escolhe os parlamentares premiados e a ordem de classificação deles, por meio de votação na internet. Resultados parciais são divulgados às segundas, quartas e sextas, por volta das 17h.
Clique aqui para ver todos os resultados
Patrocinado pela Ambev, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF, que fiscaliza a votação pela internet), Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a Agência Radioweb, a ONG carioca A Voz do Cidadão e o Sindicato dos Jornalistas do DF.
Regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2013
Outras informações sobre o prêmio
Em vídeo, o sentido do Prêmio Congresso em Foco no Brasil de hoje