Em meio às eleições municipais, em que a atenção dos parlamentares se volta para apoiar candidaturas em seus estados, o Prêmio Congresso em Foco 2008 já ultrapassou os 18 mil votos em apenas duas semanas de votações. Até o momento, 6.949 internautas votaram e escolheram os deputados que melhor representam a população no Congresso, 7908 elegeram os senadores que melhor atuaram no Legislativo neste ano e 3.236 pessoas votaram na categoria de combate à corrupção.
Permanecem à frente nos rankings de votações o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), com 1.766 votos computados até às 17h50 desta sexta-feira (3), e o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que alcançou os 1.172 votos. Em segundo lugar na lista dos senadores está Jefferson Péres (PDT-AM), que concorre ao prêmio in memorian e está com 736 votos, seguido de Pedro Simon (PMDB-RS), com 710, Cristovam Buarque (PDT-DF), com 564 votos, e Eduardo Suplicy (PT-SP), com 481.
No ranking dos deputados, Gabeira está à frente do segundo colocado, Gustavo Fruet (PSDB-PR), com diferença de 192 votos. O deputado paranaense tem 980 votos computados até agora. Em terceiro, está o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), com 802 votos, seguido de Luciana Genro (Psol-RS), com 525, e Osmar Serraglio (PMDB-PR), que computa 414.
Leia também
Na categoria de “parlamentares que mais se destacam no combate à corrupção”, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) segue na liderança com apenas 132 votos à frente do segundo colocado, o deputado Gustavo Fruet. Simon tem 1.192 votos computados e Fruet segue com 1.060 registros.
Nas duas categorias principais, os três primeiros eleitos receberão o troféu Congresso em Foco. O vencedor da categoria especial de combate à corrupção receberá uma placa de homenagem. Todos os 42 parlamentares pré-selecionados por jornalistas que fazem cobertura política no Congresso receberão prêmios. A cerimônia de premiação será realizada no dia 1° de dezembro em Brasília.
As votações seguem até o dia 20 de novembro. Os internautas podem escolher entre os 26 deputados e 16 senadores que fazem parte da lista. A cada pessoa será permitido votar somente uma vez, escolhendo até cinco senadores e no máximo dez deputados. Já para a eleição do parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção, será autorizado apenas um voto. (Renata Camargo)
Deixe um comentário