Uma semana após o seu início o Prêmio Congresso em Foco 2017 já recebeu o voto de mais de 21 mil pessoas. O número considera apenas os “eleitores” cujos votos foram validados, após auditoria interna. Antes de serem validados, todos os votos passam por auditoria interna, além de serem fiscalizados pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). A votação na internet começou na última sexta-feira (1º) e prosseguirá até o dia 30.
Na terceira parcial, que divulgamos nesta sexta-feira (8), três parlamentares do campo mais conservador aparecem entre os primeiros colocados, juntando-se a deputados e senadores do Psol e da Rede, partidos de esquerda.
Em uma grande arrancada desde quarta-feira, o senador Magno Malta (PR-ES) tomou a dianteira de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que liderava nas duas parciais anteriores. Depois de Randolfe, aparece o senador Paulo Paim (PT-RS).
Na Câmara, a principal mudança foi o avanço de Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), que ultrapassou Jean Wyllys (Psol-RJ) e ocupa agora a segunda colocação. A liderança segue com Chico Alencar (Psol-RJ).
Nas categorias especiais, a liderança é de Eduardo Bolsonaro (combate à corrupção e ao crime organizado), Chico Alencar (defesa da seguridade) e Vinicius Carvalho (PRB-SP) (defesa da agropecuária). Vinicius também não aparecia entre os mais votados nas parciais anteriores.
Júri e jornalistas
De maneira inédita, o Prêmio Congresso em Foco homenageará neste ano, além dos políticos escolhidos na votação digital, congressistas selecionados por um júri de alto nível. O processo de votação entre os cinco jurados começou na última quarta-feira (6).
Como já se tornou tradicional, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também votarão, definindo assim os premiados de duas outras categorias especiais, nas quais serão agraciados respectivamente os cinco senadores e os cinco deputados mais bem avaliados pelos profissionais de imprensa. Todos os vencedores só serão conhecidos na cerimônia de premiação, em 19 de outubro.
Como de hábito, somente estão aptos para a votação parlamentares que não respondem a inquéritos ou ações penais no Supremo Tribunal Federal. De acordo com os resultados da votação pela internet, serão premiados 20 deputados e 10 senadores nas categorias gerais (“Melhores Deputados” e “Melhores Senadores) e cinco parlamentares em cada uma das categorias especiais.
A decisão do júri determinará a seleção de mais dez deputados e cinco senadores, nas categorias gerais, e cinco parlamentares em cada uma das categorias especiais.
O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da Ambev, Anabb, Governo de Mato Grosso, Uber, APCF, Anffa Sindical, Sinprofaz, Anfip, Anadef, AMB, Ciclo de Gestão, Febrafite, Abrig, OAB-DF e Sindicato dos Jornalistas
<< Outras informações sobre o prêmio
Patrocínio:
Apoio Institucional: