Os líderes da oposição no Senado, Alvaro Dias (PSDB-PR), e na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), aparecem à frente, neste momento (13h20), na disputa pelo primeiro Prêmio Congresso em Foco. Os dois ultrapassaram, respectivamente, os petistas Eduardo Suplicy (SP) e José Eduardo Cardozo (SP), que começaram liderando o terceiro dia de votação.
Suplicy, agora, aparece em segundo lugar. Já Cardozo caiu para a terceira colocação, ultrapassado pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). Outra surpresa: pela primeira vez, a senadora Heloísa Helena (Psol), liderou parte da corrida, não figura entre os três mais votados no Senado. Ela foi ultrapassada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS).
A premiação tem mexido com os internautas. Com pouco mais de 50 horas de votação, já foram computados 135.642 (13h20). Emoções não devem faltar nesta disputa, que continua até o dia 12. O leitor pode escolher até três deputados e três senadores.
Criado para estimular a participação política consciente dos brasileiros e valorizar os parlamentares que se destacam por sua atuação no Parlamento, o Prêmio Congresso em Foco é patrocinado pela Petrobras e pela Brasil Telecom. A solenidade de premiação será realizada no próximo dia 19, e a votação terminará sete dias antes. Podem ser votados 25 deputados e 15 senadores, pré-selecionados a partir de uma enquete feita com jornalistas que cobrem as atividades do Congresso.
Leia também
Para votar ou acompanhar a votação, clique aqui.
Veja a parcial dos cinco mais votados às 13h20:
Senadores – votos
Álvaro Dias (PSDB-PR) – 14580
Eduardo Suplicy (PT-SP) – 11486
Aloizio Mercadante (PT-SP) – 7157
Pedro Simon (PMDB-RS) – 6711
Heloísa Helena (Psol-AL) – 6710
Deputados – votos
José Carlos Aleluia (PFL-BA) – 11392
Gustavo Fruet (PSDB-PR) – 10691
José Eduardo Cardozo (PT-SP) – 6314
Fernando Gabeira (PV-RJ) – 6052
Arlindo Chinaglia (PT-SP) – 5142