Reportagem da Folha de S. Paulo desta segunda-feira (1), revela que prefeituras e Estados em todo o Brasil não receberam, durante o ano de 2015, recursos relativos à gestão do Bolsa Família. A fiscalização do programa é mantida apenas com recursos obtidos no final do ano passado, conforme a Folha.
Segundo a reportagem, “os repasses feitos neste ano, entre fevereiro e abril, referem-se a meses dos últimos trimestres de 2014. Embora as 14 milhões de famílias beneficiárias estejam com o recebimento em dia, os programas de acompanhamento nunca tinham sofrido atrasos dessa magnitude”.
A falta de recursos compromete a verificação de checagem da freqüência das crianças nas escolas e nos postos de saúde. Além disso, a redução da verba do programa também dificulta a atualização cadastral de beneficiários.
A Folha informa que, por conta da demora no repasse de recursos para a gestão do programa, houve cortes de funcionários ligados ao Bolsa Família. “O Ministério do Desenvolvimento Social reconhece os atrasos e diz que a situação deve se normalizar assim que receber repasses do Tesouro Nacional”, diz a Folha.
Leia também