O presidente Lula destacou hoje (7), em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão agora à noite, que os recursos oriundos da exploração das jazidas do pré-sal não serão gastos em “bobagens”, mas destinados à educação e à erradicação da pobreza no país.
“Não vamos nos deslumbrar e sair por aí gastando o que ainda não temos ou torrando dinheiro em bobagens”, disse o presidente em pronunciamento em rede nacional, por ocasião das comemorações do Dia da Independência.
“Iremos transformar uma riqueza perecível, como o petróleo e o gás, em fonte de riqueza perene e inesgotável para o povo brasileiro”, acrescentou.
Lula voltou a afirmar que o óleo cru extraído do pré-sal não servirá apenas para exportação. “Ao contrário, queremos agregar valor ao petróleo aqui dentro, exportando derivados, que valem mais. Vamos aproveitar a riqueza do petróleo, que Deus nos deu, para produzir mais riqueza ainda com o nosso trabalho”.
Leia também
Petrobras
Durante o discurso, Lula também defendeu novos investimentos em tecnologia petroquímica como forma de reforçar as atividades da Petrobras. “Só nos próximos anos serão construídas no Brasil cinco novas refinarias, dezenas de sondas e plataformas, e centenas de navios”, adiantou.
O presidente também lembrou que no final de setembro deverá receber algumas sugestões de exploração dos recursos do pré-sal, preparadas por uma comissão interministerial. Segundo ele, todas as propostas serão debatidas com a sociedade. Uma das idéias é que seja criada uma empresa pública especialmente para explorar as reservas de petróleo e gás do pré-sal. (Erich Decat)
Matéria publicada às 20h51 de 07.09.2008. Última atualização à 1h21 de 08.09.2008.